quinta-feira, 14 de outubro de 2010

UM VOTO CRÍTICO


Passado o primeiro turno destas eleições, nós os comunistas do PCB temos a certeza de que trilhamos um caminho correto neste pleito, onde denunciamos dentro do processo eleitoral burguês as suas contradições e sua finalidade da manutenção do sistema capitalista tal qual esperam as classes dominantes.

O processo eleitoral no Brasil esta criando uma polarização entre candidaturas, PT e PSDB, que nada mais fazem do que representar os interesses do capital. Digladiam entre si para mostrar quem gerência melhor o mercado, o sistema capitalista.

Vimos o crescimento da candidatura de Marina Silva, que se coloca como uma “terceira via”, em todo o caso isso não se concretiza, fato que o PV de Marina nem de longe representar algum tipo de ameaça ao sistema econômico de espoliação das classes trabalhadoras.

Vimos também, dentre as candidaturas que tiveram inserção midiática, a de Plínio de Arruda Sampaio do PSOL, fora dentre as candidaturas “aceitas” pela grande mídia, a que mais enfoque em direção ao socialismo teve, claro que com algumas contradições, como a de pensar ser possível uma “humanização” do capitalismo, algo verdadeiramente utópico. Mesmo em sua “aceitação” pela grande mídia, Plínio nada mais fez do que o papel de “bobo da corte” na televisão, visto que sua percentagem de votos não ultrapassou os 2%, ou como comentaram representantes do partido pretensamente de esquerda, o PV:Plínio tem uma visão”dinossaurica”. Ou como se pronunciou um dos baluartes da direita no Brasil, Arnaldo Jabor, no Programa do Jô de 4 de outubro: Plínio fora o “porra loca” destas eleições.

No resultado final, ocorre que teremos um segundo turno, até certo ponto esperado, entre as duas candidaturas que polarizaram o primeiro turno. Tanto a candidatura do PT quanto a do PSDB não representam um perigo a hegemonia do capital, mas não podemos deixar de notar pequenas diferenças pontuais entre elas. O PSDB é uma bandeira da extrema direita raivosa e umbilicalmente ligada à face mais perversa e intransigente do capitalismo nacional. Coligado ao DEMOCRATAS,partido que a exemplo é a casa de Kátia Abreu, líder da bancada ruralista no senado, representa o latifúndio arcaico que travestido de agronegócio, mantém o roubo do suor de muitos brasileiros.

Sendo assim, recomendamos, mas sem deixar de termos duras críticas, o voto no PT, pois acreditamos que temos de tomar um posicionamento, e este posicionamento não vem desacompanhado da crítica.

Manteremo-nos distantes de um eventual governo Dilma, como uma oposição verdadeiramente revolucionária.

O PT a nosso ver, em comparação ao extremo da subserviência ao imperialismo estadunidense do PSDB, ao menos mostrou uma postura com certa autonomia, além de não “embarcar” nos incitamentos da extrema direita contra os movimentos revolucionários dos países Bolivarianos, e até mesmo Cuba. Deste modo recomendamos voto crítico na centro esquerda PT.

Eric Gediel, membro do PCB/Alegrete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário