sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Enganos, delírios e inocência !




As possibilidades do capitalismo se esgotam, ele entra em um momento onde a própria produção de mercadorias é uma autodestruição, pois esgotaram-se todos os limites geográficos civilizatórios do planeta. O capitalismo vai apresentar mais seguidamente suas crises estruturais como agora.  A exploração do trabalhador vai ficar mais aguda, o mundo do trabalho vai sofrer com a diminuição de vagas e precarização das poucas restantes devido ao desenvolvimento irracional das forças produtivas.

 . . . E com tudo isso terão aqueles ( e os conheço bem ) que vão repetir que existe possibilidades do capitalismo cair, acabar , devido a uma de suas crises. NÃO, ele não vai cair de podre, vai se reinventar e reinventar-se de modo cada vez mais limitado por suas próprias contradições e paradoxos.

...Menos ainda estarão corretos àqueles que dizem haver ganhos para a classe trabalhadora advindo  de "melhorias" da Social Democracia da estrela vermelha no poder. Pois a criação de compensações sociais é fruto do próprio movimento liberal internacional, ( vide FHC, e tantos países europeus, asiáticos e EUA ) até mesmo aqueles países que nunca experimentaram um WELLFARE STATE nos moldes dos países do centro co capitalismo  vagam em direção a caminhos de compensações, e estas DE MODO ALGUM ameaçam o capitalismo, pelo contrário, são formas de compensar taxas de lucros e de exploração do trabalho gigantescas.  Há uma luta de facções representativas do capital por poder, os discursos são os mesmos. Por isso o senso comum traduzir com a seguinte afirmação superficial: "todo partido é igual". Isso quebra a noção de organização das classes trabalhadoras em resistência. E abre caminho para o aglutinamento às voltas de partidos que apenas dirigem o capitalismo.


O que sobra é o clássico defensor do liberalismo ( direita clássica ) que sempre vai ter como melhor argumento: "Mas o capitalismo quando bem implantado ele da certo!" , isso depois de o liberalismo privatizar todos os meios mais básicos da sobrevivência humana.

Ainda terá o grupo dos que presos a sua individualidade mais ferrenha estarão fechados a todas estas questões e debates, o que lhes importa é o agora, e o que à eles ( no entender mais individualista possível  ) compete, são os típicos consumidores de tecnologia não por necessidade, mas para estar "por dentro", atualizado, o consumidor que transfere cognições e sentimentos ao objeto

consumido, que interliga sua vida à uma necessidade artificial construída por meio dos contantes martelamentos midiáticos que o diz: "compre!", "Beba!", "Use", "seja COOL!". Alguns até mesmo se organizam, mas ou são militantes a-políticos, que baseados na crença de que o poder político partidário é uma homogenização de interesses que não lhe insere, luta somente baseado no poder judiciário. Criam grupos de resistência sem identificação ideológica e assim, como todo grupo não organizado e com rumos, se desmancha no ar, uma reivindicação momentânea, tão quando seus desejos de consumo.

Esperança de mudanças no atual modelo de produtivo e por consequência de sociedade, somente virá das massas organizadas e com clareza de objetivo.  Somente assim, o povo unido e fazendo-se representar politicamente, poderá construir uma alternativa de mundo !


Nenhum comentário:

Postar um comentário